sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que é comportamento para a Análise do Comportamento?

____________

Essa resposta é uma adaptação do meu resumo da ABPMC (Borges, R. P., 2009).

ResearchBlogging.org
De modo geral, comportamento é um fluxo de alterações quando eventos quaisquer interagem. São exemplos de comportamento: reações químicas mediante interação de substâncias químicas; variações na cotação do dollar em função de alterações nas interações comerciais; conflitos de versões de software e hardware no pc; decida de uma avalanche, etc. O fluxo de alterações é uma relação entre eventos. Na Análise do Comportamento, o fluxo de alterações é o modo como o organismo altera o ambiente e como o ambiente altera o organismo, não necessariamente nessa ordem.

O comportamento é a relação entre eventos ambientais e eventos BIOLÓGICOS ou, de forma mais sintética, é a relação entre organismo e ambiente. Em toda a literatura, chama-se o que um organismo faz (i.e. as classes de respostas) de “evento comportamental”. Eu discordo dessa terminologia porque se o comportamento é a relação entre organismo e ambiente, todos os eventos do organismo e todos os eventos do ambiente são eventos comportamentais. Chamei, então, os “eventos comportamentais” da literatura de eventos biológicos. (Talvez essa também não seja a melhor opção terminológica. Eventos operantes, eventos responsivos, eventos alteradores-do-ambiente-e-por-ele-alterados etc. Ainda é preciso rever).

O comportamento biológico estudado pela AC não pode acontecer sem um organismo ou sem um ambiente. Os eventos biológicos, observados como “respostas”, não expressam relações funcionais em si mesmos, logo, resposta e comportamento não podem ser tratados como sinônimos. Tratar comportamento como classe de respostas recorre em um erro de categoria. Tirar boas notas em provas, ter senso de humor refinado, conhecer várias obras literárias são respostas qualitativamente classificadas como “inteligentes” e dizer que inteligência é uma classe de respostas inteligentes nada acrescenta enquanto definição. Pode-se falar apenas em “classe de respostas inteligentes”, portanto, chamar classe de respostas de comportamento, tornaria este termo irrelevante. Uma classe de respostas é constituída por eventos biológicos que se relacionam funcionalmente com eventos ambientais, os estímulos.

Rubilene.
___________

Referência

Borges, R. P. (2009). Comportamento: resposta ou relação? Anais do XVIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. LINK

Sugestão de leitura:


Lopes, C. E. (2008). Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radical. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10 (1), 1-13.